segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Nada se perde... tudo se transforma !!

RECICLAGEM DE GARRAFAS VÁRIAS, NA CONSTRUÇÃO CIVIL.

Com este artigo, quero unicamente reforçar que se nós cooperarmos, cada um de per si, com o empenho que devemos ter para preservar o ambiente e lutarmos assim, por uma vida melhor para os nossos descendentes, no final todos lucrarão com isso, tanto em condições de vida ambiental, como até na parte da economia social.

**************************
Com a evolução tecnológica e a preocupação contínua pela preservação do meio ambiente, cientistas, engenheiros e muitas mais pessoas interessadas na preservação do meio ambiente, desenvolveram técnicas para a construção civil usando materiais recicláveis como os pneus, as garrafas PET - Politereftalato de etileno - (vulgo, plástico) e de vidro, para alem de outros elementos que podem ser reciclados. Esta estratégia, além de gerar menos lixo como o entulho, resulta ainda em melhoria económica no final da obra.

A indústria da construção civil é responsável por uma grande parte do lixo produzido nas grandes cidades. As empreiteiras produzem milhares de quilos de entulho. Estes, por lei, não podem ser depositados em aterros sanitários e terrenos baldios. Isto gera um grande problema para as metrópoles. Uma das possíveis soluções será o uso de materiais recicláveis.

Já existem experiencias feitas com o EPS (isopor) reciclado e garrafas PET para produzir blocos para a construção civil . Os blocos ISOPET, são encaixados e cobertos por uma fina camada de concreto leve. Com esta medida, a necessidade de produtos como areia grossa e fina – que é escassa em muitas regiões – deixa de ser prioritária. Essa prática também reduz o consumo de energia eléctrica, facto que reduz substancialmente o valor final da obra.

Um dos pontos positivos do uso desses materiais alternativos é que, no caso do pneu e do isopor, pela especificidade da sua composição química, produzem um resultado térmico bastante positivo. Mantêm a temperatura estável dentro do imóvel. Ou seja: no inverno a casa fica mais quente, e no verão mais fresca.

As imagens que pode ver no vídeo que se segue, é mais simplificada ainda, dado que as próprias garrafas são utilizadas em bruto, como de placas ou tijolos se tratassem.

Penso deixar aqui bem expressivo um exemplo de… “happy end” !!


 ®M.Cabral  

Sem comentários:

Enviar um comentário