domingo, 6 de dezembro de 2009

RECONHECENDO UM DERRAME – Pode salvar-se uma Vida






Baseado numa observação feita por um neurologista, se uma vítima de derrame (AVC), for assistida clinicamente dentro das primeiras três horas, a mesma pode reverter os efeitos do derrame quase totalmente. Segundo o mesmo médico o segredo é reconhecer o derrame, diagnosticá-lo e receber o tratamento médico correspondente, dentro das três horas seguintes, o que é difícil, mas não impossível.




*Os Derrames Cerebrais - Têm um 4º indicador , quase imperceptível aos não clínicos mas, com relevante importância também...   - A LÍNGUA !



Muitas vezes, os sintomas de um derrame são difíceis de identificar. Infelizmente, alguma falta de atenção, torna-se desastrosa. A vítima do derrame pode sofrer severas consequências cerebrais quando as pessoas que o presenciaram falham em reconhecer os sintomas de um AVC.

Agora, os médicos dizem que, alguém que esteja por perto e atento, pode reconhecer um derrame, pedindo à vítima que realize quatro simples actividades.

Para verificar a ocorrência de derrame (AVC): memorize as quatro letras F.L.S.L. designativas de:

F - (Fale)  Peça à vítima que fale algo, o seu nome e onde mora,  por exemplo

L - (língua) – peça-lhe que mostre a língua, bem para fora; Se ela estiver torcida,  ou sair pelos lados da boca,  pode ser um sinal de derrame. (AVC)


S - (sorria) – e peça-lhe que sorria e repare se o faz de forma normal.

L– (levante) - peça-lhe que levante os 2 braços e veja se o faz com precisão.



Se a pessoa tiver algum problema em realizar QUALQUER uma destas tarefas, chame a emergência imediatamente e descreva-lhe os sintomas ou leve-a rapidamente à clínica ou hospital.




**  Antes um FALSO ALARME que uma perda ou danos irreparáveis **



*** Não se envergonhe de pedir ajuda  ***


                                            



 ®M.Cabral  



Sem comentários:

Enviar um comentário