domingo, 9 de maio de 2010

O espírito não tem rugas!





Não sou amante de Televisão mas sou, isso sim uma amantíssima de Teatro. Hoje numa estação de TV, dei atenção a uma entrevista dada pelo Sr. Ruy de Carvalho, um dos grandes nomes do nosso Teatro.

Fiquei embevecida e coisa estranha em mim "presa" àquele rectângulo que, por norma me ocupa pouco tempo, exceptuando pôr-me a par do que se passa no Mundo e, um ou outro documentário que me dê um pouco mais de sabedoria.

Mas aquele grande Sr. além de bom actor é um ser humano espectacular e "bebi" sôfrega todas as lições de vida que ele "me" deu, num tão curto espaço de tempo.

Já sabia muito do Sr. Ruy de Carvalho, vi muitas peças que protagonizou e, me deliciaram.

No entanto hoje especialmente ou porque estivesse mais sensível ou porque o tempo (em espaço) me desse "autorização" de ter tempo, maravilhei-me com as sábias palavras deste grande Sr.

A um dado momento da entrevista e casualmente, dando "conselhos" para que um casamento funcione bem, ele fala sobre o relacionamento sexual mas, com um nível que só quem é sensível, educado e sabedor o consegue fazer.

Entre muitas, há umas palavras que me tocam e que não posso deixar de as escrever aqui, e se por outra coisa não fosse, pela sabedoria que as mesmas contêm. Ele diz (mais ou menos) assim: o melhor do amor, o que prolonga esse mesmo amor, é depois de terminar o momento íntimo da relação sexual, se continuar na mesma intimidade, com o mesmo carinho, mas falando dos filhos e das boas recordações. Não tem de acabar a relação, fumar-se o cigarro e se virar as costas ao outro. Depois disso, há para viver com a mesma intensidade, as outras "vinte e três horas e meia" de cada dia, na ausência na presença, com mais ou menos problemas, mas vivê-las em amor e com amor. (Perdoem-me a inexactidão, por não conseguir ter decorado palavra por palavra mas, a essência está implícita).

Saliento este "exemplo", não pela razão da sexualidade, porque essa está banalizada demais, mas sim, para que possam reflectir sobre esta grande lição de vida, dada de um modo tão simples e humano, por alguém que tem a sensibilidade e o conhecimento de, "saber" falar assim sobre um sentimento que, deveria ser o mais nobre de todos. O AMOR!

Em meu nome pessoal (embora convicta que todos os portugueses, amantes da arte que abraçou, lhe devam muito e lhe estejam igualmente gratos), por todos os bons momentos que me tem proporcionado como actor, com o maior respeito e carinho, aqui deixo expresso o meu Bem-haja, Sr. Ruy de Carvalho!

Nota: O título deste texto é uma frase quase célebre de Ruy de Carvalho!

®M.Cabral 

Sem comentários:

Enviar um comentário