segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Demasiado tempo online faz mal


Como em tudo na vida existem os Prós e os Contras.  As novas tecnologias de hoje, que nós não conseguimos dispensar e fazem toda a diferenças nas nossas vidas, tanto a nível profissional como pessoal, são uma prova real do que escrevo.

Poucos de nós hoje conseguimos viver (no mínimo),  sem um computador e sem um telemóvel.
Penso que a própria sociedade em que estamos inseridos, nos "obriga" literalmente, a esses meios de comunicação, cada vez mais sofisticados.
As redes sociais, os emails, as mensagens instantaneas, as notícias por satélite, fazem parte da nossa realidade e, cada vez em maior quantidade e qualidade.
Tudo nos está facilitado pelas "novas e progressivas tecnologias" mas...  não são só benefícios e qualidade de vida que nos trazem, também têm o "reverso da moeda".  Vejamos o que passo a transcrever e que não é demagogia, conforme se afirma muitas vezes para não haver alarmismos.  O que se segue é uma realidade, cientificamente provada.  Como tal deveríamos pensar um pouco neste assunto e usar de alguma moderação, tanto quanto nos for possível.


_ ®M.Cabral
   

""A Universidade de Gothenburg na Suécia conseguiu estabelecer uma ligação entre a utilização de computadores e "doenças mentais". O estudo, que examinou 4100 homens e mulheres entre os 20 e os 24 anos verificou que a maioria daqueles que utilizavam o computador estavam deprimidos, stressados e não conseguiam dormir correctamente.

Sara Thomee, a autora deste estudo, diz que as pessoas têm uma tendência para passar mais tempo ao computador do que calculavam, tanto para lazer como para trabalho. Isto tira tempo importante para actividades no "mundo real" tais como dormir, exercício e até mesmo interacção social.

O estudo aponta também para o facto de devermos desligar os telemóveis às vezes. O sentimento de estarmos sempre presos aos nossos telefones traz uma sensação de culpa e pressão quando nos deparamos com chamadas e mensagens às quais não respondemos.""

Fonte: Msn Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário