terça-feira, 5 de novembro de 2019

Coisas que todas as pessoas deveriam...Saber !!




Saber... que não acontece nada, se nos molha a chuva, que o "sereno" não adoece, e que a única coisa que acontece quando se dorme com o cabelo molhado, é que o travesseiro fica molhado...

Saber... que os fantasmas existem, na nossa cabeça, e na cabeça daqueles que não o entendem, ou daqueles que dizem que quem acredita nisso, é louco.

Saber... o que é ter uma paixão. Uma paixão maior do que qualquer amor que se tenha sentido.

Saber... olhar dentro de si e estar disposto a enfrentar que talvez nem tudo nos vai encantar.

Saber o que é um começo. Arrancar com uma ideia. Um sonho. E saber reconhecer quando as coisas não saíram bem. Que humildade, significa saber perder. E que perder não é tão ruim quanto as pessoas pensam. Que se pode administrar a derrota, e procurar o triunfo através do fracasso.

Saber... abraçar de diferentes formas e conhecer mil ou mais, tipos de beijos.

Saber... que as melhores noites dão lugar ás manhãs mais duras. Que ás vezes é preciso a força de um império, para que nos possamos levantar da cama.

Saber... que nas batalhas nem sempre se luta, ás vezes também se abandona.

Saber... que não temos nove vidas, como os felinos, mas temos mais de uma morte.

Saber... que o chocolate cura, que às vezes o charuto dá vida, e que outras o álcool fortalece, que alguns medicamentos matam. Que às vezes nos apegamos a muitos remédios quando na verdade não estamos tão doentes.

Saber... que as "fotografias" mentais que se guardam em memórias,  são mais valiosas do que ouro puro.

Saber... que o mal existe, mas também existe o Bem, e a sua importância é única e grandiosa.

Saber... que por vezes é necessário estar sozinho. Saber estar sozinho,  é algo que se aprende. Dançar sozinho. Ir ao cinema sozinho. Comer sozinho. Ver televisão sozinho. Dormir sozinho. Pensar sozinho. Falar sozinho. Fechar-se em um mundo que não seja alcançável para o resto da humanidade. Inventar um universo. Rebater, quando sente que o mundo que lhe resta é pequeno e ninguém, sabe o que é calçar os seus sapatos e fazer o seu caminho, mesmo com os pés sofridos.

Saber... que é bom andar na vida sem filtros e que deve mostrar-se tal qual como é.

Saber... o poder que tem uma palavra. Que as amizades mais importantes nascem muitas vezes, quando se pensa  que já temos todos os amigos que se precisam, e que mais amizades não enfraquece as que já temos.

Saber... que o melhor de toda uma vida de amizade, acaba quando se dá conta que aquele amigo que acreditamos ter, era mais produto de imaginação do que realidade. Porque ás vezes, a realidade é mais um desengano.

Saber... que o amor dói, que a lealdade é algo difícil de manter, que é fácil ser sincero, até que a única forma de sobreviver seja dizer uma mentira.  Ganha-se muito mais com a honestidade.

Saber...  que tudo tem um custo. Que tudo na vida é um compromisso e que há sempre alguém, que acaba por pedir-te algo em troca.

Saber... que percorrer um caminho traçado por si mesmo implica falhar em muitos momentos, haver quebras, despedidas, dispersão, dúvidas de solidão. Será uma luta constante entre o voltar atrás, desviar ou tomar um caminho traçado por outro, porque aparentemente é mais fácil, mas que poderá levar a um terreno onde há arrependimentos.

Saber...  que  haverá sempre alguém que critique, que diga que não, que tente fechar a porta que quer abrir, porque tem medo.

Saber... que a liberdade é algo interior e que a vida é um jogo constante, entre vontade e destino. Que nenhuma decisão é definitiva.

Saber... que quanto mais complexo o objectivo, valerá sempre a pena desfazer tudo e voltar a começar e que pode alcançar qualquer coisa a que se proponha. Quem  tem sorte, são aqueles que estão convencidos de que a têm.

Saber... ouvir seu corpo. Ouvir o seu coração... que ás vezes é preciso, nos deixar levar pelos sentimentos mas... que é muito lógico deixar que seja a razão, a ter a última palavra.

Saber... que o que dizem os outros talvez nos importe, mas que no final, não conta para nada,  porque  outros quase sempre, acabam por mudar de opinião. Que a vida é apenas nossa,  que as decisões devem ser prioritariamente nossas.

Saber... que se nasce sozinho, e se morre sozinho, por isso, se deve  parar de fazer as coisas pelo que os outros pensam. Por vezes  geram males maiores, do que qualquer passo errado, ou em falso que se dê, por conta própria.

Saber... Que a melhor cura para uma tristeza,  é que a cozinha se encha de um cheiro, que traga recordações de infância.

Saber... Que essa vida é maravilhosa, e que é preciso olhar sempre para o quão de bom existe... que geralmente é mesmo muito !!


Saber... que temos tantas coisas para "Saber", que parece que uma vida não basta...!! Por isso esta vida ser uma eterna aprendizagem !!
_________________

Nota pessoal:  Este texto apareceu-me por acaso numa pesquisa na internet.  O certo é que foi traduzido, penso que de espanhol para português, mas e pedindo desculpas ao autor/a que desconheço, dado que não estava assinado... adaptei-o de modo para ser mais legível. 

Não refuto a autoria, mas desconheço o autor/a. Se alguém souber o seu nome, agradeço a informação. Gostaria muito de saber de quem é o texto original. 

Pessoalmente, apenas o tornei mais apelativo na forma de escrita, dada a má tradução.  

Reforço mais uma vez, que não sou a autora de origem, para que não seja de modo algum, acusada de plágio.


 ®M.Cabral  

Sem comentários:

Enviar um comentário